quinta-feira, 23 de setembro de 2010

"O Fígado na visão Medicina Tradicional Chinesa (MTC)"


Onde nasce o verdadeiro equilíbrio emocional
Na visão da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) o fígado, do ponto de vista energético, está estreitamente envolvido com a vesícula biliar (postura e decisões), mas também com os olhos (sentido da visão), ombros, joelhos e tendões (flexibilidade), unhas, seios e todo o aparelho reprodutor feminino.
Na MTC se diz que o fígado é o órgão mais importante para a mulher, assim como o rim o é para o homem. Praticamente, todo o sistema reprodutor feminino é regido pelo fígado, responsável por alterações no ciclo menstrual, presença de cistos de ovário, miomas uterinos, corrimentos ou prurido vaginais, alterações da libido como frigidez e impotência. O fígado é responsável por manter o livre fluxo da energia total no corpo. Como o movimento do sangue segue o movimento da energia, dizemos que o fígado direciona a circulação do sangue e regula também o ciclo menstrual.
Mas seu papel mais importante, sem dúvida, é sobre o equilíbrio emocional. É o livre fluir da energia do fígado que vai nos permitir responder, vitoriosamente, aos desafios da vida, aos estímulos emocionais e afetivos, 24 horas por dia, cada segundo de nossa vida, sem parar.
Daí começa a responsabilidade e o respeito que devemos ter pelo nosso fígado e sistema hepático. E podemos deduzir sobre o desgaste intenso ao qual esse sistema é submetido no cotidiano da vida moderna. Pouco se sabe sobre sua importância como auxiliar e cúmplice do fígado nesta missão existencial: equilíbrio emocional e afetivo. Visão, flexibilidade, postura e decisões.
Por má alimentação e sedentarismo, a cultura ocidental faz de tudo para fragilizar o sistema hepático. Os maus hábitos alimentares e de vida levam ao seu desequilíbrio funcional, que leva ao desequilíbrio emocional, que desencadeia mais maus hábitos alimentares e de vida. Este desequilíbrio energético pode se manifestar de várias formas. Dependendo da sua localização: insônia, enxaqueca, hipertensão, problemas digestivos, TPM, etc.
Os problemas ligados ao fígado podem ser por falta ou por excesso de energia circulante. Um bom exemplo de excesso é a raiva, mais exatamente a raiva reprimida e, num quadro de vazio energético, temos a procrastinação e o medo paralisante ou síndrome de pânico. A estagnação do fluxo de energia do fígado, frequentemente, desequilibra o emocional, produzindo sentimentos de frustração e ira. Essas mesmas emoções podem levar a uma disfunção no fígado, resultando em um ciclo interminável de causa e efeito.
Como todas as emoções, boas ou más, passam pelo fígado, não devemos reprimi-las infinitamente. A repressão das emoções provoca um bloqueio da energia que leva ao excesso de calor no fígado. Cabe uma distinção entre sentimento e emoção. Os sentimentos geralmente fortalecem os órgãos e servem como mecanismos de defesa para o organismo. Uma certa irritação, que nos leva a reagir diante de um ataque ou quando nos sentimos lesados, é diferente da raiva, que é cega e destrutiva.
Os olhos são a manifestação externa do fígado. Em outras palavras, o fígado rege o sentido da visão. Assim, patologias da visão irão sinalizar alguma alteração no fígado. As mais comuns são: conjuntivites, olhos vermelhos sem processo inflamatório, coceiras, "vista seca", visão fraca, embaçada ou borrada, terçol, pontos brilhantes que aparecem no campo visual e outros.
A lágrima é a secreção interna que ajuda a aliviar o fígado. Cuidado com olhos secos. Daí vem a importância do exercício de "piscar os olhos" (sempre -- não esquecer) e de não reprimir o choro, embora nem sempre seja conveniente socialmente. Mas, acredite, conter o choro faz mal à saúde. Ah! Uma forma divertida de chorar/lacrimejar é deixando o riso fluir, acontecer no seu dia a dia, na sua vida.
As unhas são outra manifestação externa das condições do fígado, e as suas deformidades ou a presença de micose sugerem algum comprometimento do fígado ou desequilíbrio prolongado da sua energia.
O fígado rege as articulações do ombro e joelhos e também os tendões de modo geral. Assim bursites e dores nos joelhos, sem causa aparente, são sinais de comprometimento da energia do fígado. Tendinites e estiramentos frequentes também estão nesse quadro.
Todo órgão está associado a uma víscera que, no caso do fígado, é a vesícula biliar. Resumidamente, a vesícula atua mantendo o equilíbrio postural. Todos os quadros de tonturas, vertigens, labirintites estão ligados a ela. Rege a articulação tempero mandibular (ATM). Todas as tensões que ficam retidas no fígado podem ser descarregadas nesta região e produzir o bruxismo, que é um quadro de ranger os dentes, que se manifesta mais frequentemente durante o sono.
Metafisicamente, a vesícula biliar comanda a capacidade de tomarmos decisões assertivas. Uma vesícula desequilibrada se manifestará na forma de indecisões ou mesmo desorientações, perda de rumo.
Ações de cumplicidade  DE BEM COM O FÍGADO:
 - desintoxicar-se, diariamente, com o aumento do consumo dos alimentos de origem vegetal, maduros, crus, idealmente orgânicos e integrais;
- desintoxicar-se, diariamente, praticando a terapia do riso, as brincadeiras, as artes, o lazer;
- praticar atividade física moderada diariamente. Vocês não têm noção de como este hábito é vital para o livre fluxo de energia do fígado;
- os sabores ácido e amargo, assim como os alimentos de cor verde, são os maiores aliados do fígado. Entretanto, na Primavera, evite exagerar nos sabores ácidos e picantes.
- evitar intoxicar-se com alimentos muito gordurosos (pela qualidade, gordura animal e óleos refinados, como pela quantidade), frituras, açúcar, café e álcool;
- evitar vida sedentária e estressante, mau humor, ilusões e grandes expectativas, ou seja, ansiedade.

Observação:Obrigada Bebel pelo artigo!!!!!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

sábado, 18 de setembro de 2010

BodyTalk Brasil: Blog aberto ao público.

BodyTalk Brasil: Blog aberto ao público.: "Esperamos com o Blog abrir uma porta de acesso direto com a Dra. Janet Galipo. Ela responderá todas as perguntas que as pessoas interessadas..."

terça-feira, 14 de setembro de 2010

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Theta Healing

Theta Healing


                                               THETA HEALING

Uma Poderosa Técnica de Cura através da Onda Cerebral “Theta”

 "Theta Healing"  é uma das técnicas de cura mais poderosas que existem hoje no mundo e está mudando a vida de muitas pessoas. 

Esta técnica se baseia no fato de que nossa realidade é criada por sistemas de crenças e uma  vez que identificamos estes sistemas, podemos alterar nossos padrões, criando imediatamente uma nova realidade.
Isso é possível quando atingimos a frequência de onda cerebral "Theta", ou seja ondas de baixa frequência que acessamos quando estamos quase acordando, sob hipnose ou ainda sob um estado de meditação profunda.

O cérebro produz 5 tipos diferentes de ondas: Betha, Alpha, Delta, Theta e Gama.
Cada atividade que exercemos é regulada por certas frequências de ondas cerebrais.

Com a ajuda de cientistas e equipamentos como o eletroencefalograma, comprovou-se que a frequência de onda "Theta"  é capaz de gerar cura instantânea para doenças de diversos tipos, uma vez que cada doença está relacionada a uma determinada crença.

Ao entrarmos na frequência "Theta" nos conectamos com a fonte criadora de "tudo o que há" e obtemos o poder de alterar e estabelecer novas conexões neurais, gerando transformações no corpo a nível celular através da ativação dos filamentos do DNA, bem como dos cromossomos da juventude e da vitalidade.

Theta Healing é uma técnica de cura fundada pela americana Vianna Stibal em 1994. Ela se curou de um câncer que segundo os médicos, não teria solução.
Sua cura foi considerada um milagre por médicos e cientistas que ao se interessarem pelo caso, descobriram através de equipamentos científicos, o uso desta poderosa frequência de onda "Theta".

 Atualmente este trabalho está se expandindo em diversos países do mundo, promovendo curas,
ampliando o nível de consciência humana e mudando para melhor a vida de muitas pessoas.

Acupuntura é eficaz contra dores crônicas no pescoço

Acupuntura é eficaz contra dores crônicas no pescoço: "O estudo constatou uma redução significativa da intensidade da dor, do consumo de analgésicos, e das desordens do sono, entre outros fatores."

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Grupo de Constelação Familiar dia 5/09/2010


Estamos agendando as pessoas para esse Grupo no dia 5/9. Será em Copacabana .Quem estiver interessado entrar em contato .
Essa terapia revela onde se encontram conflitos da Alma familiar da pessoa.Questões como padrões repetitivos na família,depressões,questões financeiras e outras dificuldades podem ser trabalhadas através dessa abordagem.
Facilitadoras: Valéria e  Cecília
                                   Maiores informações:
                              21 81422670 Cecilia
                              21 99994855 Valéria