sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Ioga é eficaz contra a fibromialgia

Ioga é eficaz contra a fibromialgia: "A ioga ajudou a combater vários sintomas da fibromialgia mais grave, incluindo dor, fadiga, rigidez, problemas de sono, depressão e outros."

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Constelações Familiares – Fenomenologia psicoterapêutica.

Constelações Familiares – Fenomenologia psicoterapêutica.


Essas compreensões, porém, não foram conquistadas apenas através da percepção filosófica e da aplicação filosófica do caminho fenomenológico do conhecimento. Foi necessário ainda, outro acesso, que chamo do saber através da participação. Esse acesso se abre através das constelações familiares, quando se realiza de maneira fenomenológica.
Nas constelações, o cliente escolhe arbitrariamente, entre os participantes de um grupo, representantes para si mesmo e para outros membros importantes da sua família, por exemplo, para o pai, mãe e os irmãos. Então, centrado, ele os posiciona no espaço, um em relação ao outro. Através desse processo, algo vem subitamente à luz, que o surpreende. Isso significa que, no processo da colocação de sua família, entrou em contato com um saber que antes lhe estava vedado. Por exemplo, recentemente um colega me relatou que, numa constelação, ficou claro que a cliente devia representar uma antiga namorada de seu pai. Ela perguntou a seu pai e a outros parentes, mas todos lhe garantiram que estava enganada. Entretanto, alguns meses depois, seu pai recebeu uma carta da Bielo Rússia. Uma mulher, que tinha sido seu grande amor durante a guerra, depois de muita procura, tinha conseguido obter finalmente o seu endereço.
Mas esse é apenas um lado, o lado do cliente. O outro é que os representantes, uma vez posicionados, sentem como as pessoas que estão representando. Às vezes, chegam a experimentar os seus sintomas físicos. Eu mesmo presenciei casos em que os representantes ouviram internamente o nome dessa pessoa. Tudo isso é vivenciado, sem que os representantes tenham informações sobre a família, somente sabem quem estão representando. Mostra-se, portanto, nas constelações familiares, que, entre o cliente e os membros de seu sistema, atua um campo de força que possibilita um saber através da simples participação, sem mediação externa e, o que é mais surpreendente ainda, é que também os representantes que não tem nada a ver com a família e que nada sabem a seu respeito, podem se conectar com esse saber e com a realidade dessa família.
O mesmo vale, naturalmente, e de modo especial, para o terapeuta.  Mas a condição para isso é que, tanto ele quanto o cliente e os representantes, estejam dispostos a se expor à realidade que pressiona para vir à luz e a concordar com ela, tal como é, sem intenções, sem medo e sem recorrer a teorias ou experiências anteriores. Mas isso é a postura fenomenológica aplicada à psicoterapia. Aqui, também, a compreensão é obtida através da renúncia, através do desprendimento de intenções e de medos e da concordância com a realidade, tal como ela se manifesta. Sem essa postura fenomenológica, isto é, sem a concordância com o que se manifesta, sem exagerar ou atenuar ou querer interpretar, o trabalho com as constelações familiares se engana e tem pouca força.
 Trecho de um livro de Bert Hellinger.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Radicais livres podem ter efeito antienvelhecimento

Radicais livres podem ter efeito antienvelhecimento: "Não, você não leu errado. Uma nova pesquisa científica concluiu que, ao contrário de tudo o que havia sido concluído antes, os radicais livres podem na verdade retardar o envelhecimento, ao invés de acelerá-lo."