quarta-feira, 3 de agosto de 2011

1º seminário internacional consciência, mente & corpo Casa da Ciência, Campus da Praia Vermelha/UFRJ, Rio de Janeiro – 17 a 21 de Agosto 2011

I Seminário Internacional Consciência, Mente & Corpo

O I Seminário Internacional Consciência, Mente e Corpo, como evento científico multidisciplinar, tem como objetivo divulgar, debater e integrar estudos sobre a mente, a consciência e o corpo do ponto de vista teórico e aplicado a partir das neurociências, psicologia da saúde, psicologia cognitiva, psicologia positiva, filosofia da mente e da consciência e a  interface entre abordagens ocidentais e orientais.  Na maior parte dos debates atuais sobre consciência e mente, predomina a visão cartesiana que exclui o corpo com consequências teóricas e práticas significativas. Também costuma-se pressupor que estudos sofisticados investigando a natureza da mente, sua padronização psicológica e as barreiras para a realização pessoal, surgiram no último século no Ocidente.  No entanto, a ciência dedicada a tais questões desenvolvida no norte da Índia, Nepal e Tibet surgiu há mais de 1000 anos. Tais sistemas de pensamento além de explicarem processos que o Ocidente só veio a identificar recentemente, foram além, pois estudaram a conexão mente-corpo, revelando como patologias na mente se manifestam no corpo e vice versa. Demonstraram que a integralidade é fundamental para se atingir a saúde.  Tal convergência entre abordagens orientais e ocidentais já trouxe inúmeras inovações na medicina e psicologia cognitivo-comportamental para se lidar com o estresse, a dor e doenças crônicas como complemento ao tratamento biomédico no sistema de saúde, sendo a meditação, por exemplo, preconizada pelo Ministério da Saúde desde 2006.  Por outro lado, tais colaborações também contribuíram para nossa compreensão da plasticidade do cérebro humano, possibilitando o desenvolvimento de qualidades humanas positivas como o altruísmo, a resiliência e o otimismo.
Assim, as apresentações e o debate proposto neste seminário terão aplicações práticas significativas para diversas áreas do conhecimento, como também a possibilidade de pesquisadores e alunos poderem abordar tais temas a partir de uma ótica multidisciplinar, tão rara quando tais temas são tratados no ensino universitário.

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